Pular para o conteúdo

SERRAS GERAIS

Cânion Encantado - Foto: Jerusa Sá

Localizadas no sudeste do estado do Tocantins, entre os municípios de Aurora e Taguatinga, a região Serras Gerais abriga grutas, cavernas, lagos e lagoas de águas cristalinas. Além disso, possui arquitetura colonial do século 18 e é palco de festejos religiosos. Cidades como Natividade, Dianópolis e Arraias oferecem atrativos e centros históricos. As ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos possuem memórias da história do Tocantins.

Um destaque da região é o Rio Azul, o menor rio do Brasil, com apenas 147 metros de extensão, beleza singular e águas de cor azul cristalino. Um convite irresistível para os amantes do turismo cultural, religioso, de natureza, aventura e histórico. Atividades como trilhas, mirantes, cachoeiras e o boia cross são destaque na região.

ALMAS | ARRAIAS | AURORA DO TOCANTINS

Serras Gerais - Almas - Foto: Gustavo Sá

Almas

Atrativos: Cânion Encantado e do Chupé; Vale dos Pássaros (Cachoeira da Cortina e Cachoeira do Urubu Rei); Cidade de Pedra; Arco do Sol; Cachoeira dos Pelados; Cachoeira Val que Tem; Poço Azul da Dona Vanda

Arraias

Atrativos: Chapada dos Negros , Gruta da Lapa, Complexo Cachoeira dos Macacos, Pé do Morro, Véu de Noiva, Poço Pedra do Meio, Centro Histórico (Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora das Candeias)

O complexo dos Macacos é formado por quatro atrativos , o principal é a cachoeira dos macacos com uma queda dividida em três partes , agua límpida e cristalina com um aspecto verde que traz todo um encanto ao local formada por quedas com altura de 12 metros. 

A piscina encanta é um local onde ira proporcionar a real sensação de estar em uma piscina , agua cristalina e temperatura totalmente agradável , excelente para crianças , logo a cima encontra-se a queda da folha, um lugar fantástico com poço raso e de aguas cristalinas e por ultimo no local mais alto encontra-se o poço do pulo , um excelente diversão pra quem gosta de aventura , já que o local é apropriado para fazer um pulo direto em uma bacia de agua com tonalidade verde e uma queda d’água de quase 20 metros de altura.

Cachoeira dos Macacos - Foto: Gustavo Sá

O Complexo dos Macacos é composto por quatro atrações, sendo a Cachoeira dos Macacos a principal. A cachoeira tem uma queda d’água que se divide em três partes, com água cristalina de um tom verde encantador. Com quedas que alcançam uma altura de 12 metros, a Cachoeira dos Macacos é uma visão de tirar o fôlego. O lugar proporciona a sensação de estar em uma piscina natural e com águas transparentes, o que torna indicado para crianças. Acima dela, está a Queda da Folha, um poço raso também de águas cristalinas.

No ponto mais elevado, está o Poço do Pulo, uma atração imperdível para os amantes de aventura e os corajosos que desejam se lançar diretamente em uma ‘bacia de água’ de tom verde e com queda d’água que se estende por quase 20 metros de altura.

Aurora do Tocantins

Atrativos: Rio Azuis, Balneário Douradas, Escorrega do Betim, Pé de Deus, Dunas de Areias Brancas e da Cidade dos Totens, Morro da Cruz, Gruta do Sabiá

Rios Azuis - Foto: Gustavo Sá

DIANÓPOLIS | LAVANDEIRA

Dianópolis - Foto: Gustavo Sá

Dianópolis

Localizada na divisa entre Tocantins e Bahia, e a uma distância de 342 km da capital Palmas, a cidade de Dianópolis é um verdadeiro tesouro de atrações que inclui cavernas, grutas, rios cristalinos, cachoeiras, nascentes e emocionantes corredeiras. Além disso, é um lugar repleto de histórias fascinantes!

A cidade possui um centro histórico, com casarões da época colonial que contam a história de movimentos sociais que moldaram a região e as lendas que ainda ecoam pelas ruas.

Atrativos: Vale Encantado; Fortaleza dos guardiões; Lagoa Bonita; Balneário Municipal; Cachoeira da Ré; Cachoeira das orquídeas; Cascata Cachoeirinha; Cascata do Novo Horizonte; Região da Garganta; Rio Gameleira; São Sebastião; Mina Tapuia

Lavandeira

A cidade está a 487,6 km de Palmas e se destaca com os destinos turísticos da Praia do Pequizeiro, Praia do Puçá, Poço Paraíso e os banhos do bacupari. Na região também possui cachoeiras como a do Sombra, Cachoeira do Bartolomeu, Cachoeira da Hidro, Cachoeira das Andorinhas e a Trilha das Corredeiras

NATIVIDADE | NOVO JARDIM

Natividade - Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - Foto: Gustavo Sá

Natividade

Localizada a apenas 234 km de Palmas, o município é um tesouro histórico do Tocantins, onde a arquitetura colonial, festas religiosas tradicionais, folclore, gastronomia autêntica e belezas naturais se entrelaçam em uma experiência única.

Os visitantes têm à disposição cachoeiras do Purgatório, do Amor e do Paraíso, além de trilhas de 6 km que levam até a Serra da Trindade. As romarias em honra a Nosso Senhor do Bonfim são um ponto alto dessa tradição, representando uma das manifestações culturais mais sérias do Estado. Na região, a história ganha vida, e cada rua contém uma narrativa rica em patrimônio e cultura..

Onde ir: Serra de Natividade / Trilha do Ouro, Poções, Sítio Jacuba (Dona Romana), Poço do Moinho, Cachoeira do Paraíso, Centro Histórico, Ruína da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Preto; Espaço Tia Benvinda;Divino Artesanato; Divino Saber

Novo Jardim

A cerca de 373 km de Palmas, a cidade de Novo Jardim é um dos dois municípios da região de Serras Gerais que passaram a integrar, em 2023, o Mapa do Turismo. O principal atrativo turístico na cidade é a Lagoa Bonita, com águas perenes. Na região também há grutas, como a do Salitre, do Descoberto e a da Cruz.

PARANÃ | PORTO ALEGRE | RIO DA CONCEIÇÃO

Borda infinita - Complexo Águas Lindas Foto: Emilly Caroline

Paranã

Cachoeira do Engenho, Cachoeira do Catoá, Cachoeira Esmeralda, Complexo Canjica, Complexo Águas Lindas, Complexo do Prata, Praião do Dominguinhos. Festa do padroeiro da cidade, São João Batista e do Divino Espirito Santo; Festa dos Reis Gordos e Reis Magos; Procissão dos Navegantes.

Patrimônio histórico de Paranã

1. Cadeia Velha

Erguida em 1904, a Cadeia Velha desempenhou por muitos anos o papel de Cadeia Pública e Intendência Municipal, posteriormente se transformando em Prefeitura. É o único edifício que ainda mantém as suas características arquitetónicas preservadas, apesar das diversas alterações ao longo do tempo.

2. Casa do Coronel Evaristo Bezzerra

Construída na segunda metade do século XIX, de acordo com a tradição oral, é uma das primeiras residências erguidas na cidade. Preserva um piso de madeira na sala, portas e janelas de madeira e paredes de tijolos. Por um longo período, uma casa funcionou como escola.

3. Casa do Coronel Vitor Lino

Esta casa, construída na segunda metade do século passado por Natanael Antônio dos Santos e posteriormente adquirida por Vitor Lino, é lar de uma família que habita há várias gerações. Já abrigou diversas autoridades municipais, incluindo a Sra. Josefina Teles Brito, nomeada prefeita em 1946 e sócia-fundadora da Associação Beneficente Nossa Senhora de Fátima em 1952. O atual morador é o jornalista Hermínio Nunes Bernardes, que foi prefeito de 1980 a 1986. A casa permanece praticamente inalterada, à exceção de alguns quartos afetados por enchentes.

4. Igreja Matriz de São João Batista

Complexo Canjica e Águas Lindas - Foto: Emilly Caroline

Pindorama (Lagoa do Japonês)

Próximo a Pindorama (35 km) e localizada a 240 km do município de Palmas, está a famosa Lagoa do Japonês. É conhecida pelas águas translúcidas, tons verde e azul e formações rochosas. Há dois decks para acesso e nos fundos da lagoa tem um braço de água que dá acesso à gruta. O local possui aluguel de equipamento para mergulho, área de camping, bar, restaurante, banheiro e tirolesa. A Cachoeira do Silvio Gas também está localizada na região, e tem uma queda d’agua que forma um poço de 8 m de profundidade.

A região também tem projetos culturais de artesanato como a ‘Mão na Massa’, que mostram como são realizados os trabalhos manuais com argila e venda dos produtos. São obras de arte produzidas com argila em formato de vasos, potes, moringas, filtros, copos, pratos, taças, animais, com imagens e formas, que remetem à arte e história do Tocantins.

Lagoa do Japonês - PIndorama - Foto: Gustavo Sá

Rio da Conceição

Cerca de 366 km de Palmas, um dos atrativos mais procurados é a Lagoa da Serra, com água cristalina, tons azul-verde, rodeada pela vegetação e com um cenário ideal para relaxamento e contemplação é ideal para mergulho ou passeio de caiaque. O local possui uma área de camping e é cobrada uma taxa de entrada.

Na região também tem a Cachoeira do Cavalo Queimado, ideal para boia cross e rafting. Outras opções são as cachoeiras Val Quem Tem, Brejo Limpo, trilhas como a das 117 Travessias, Trilha do Respiro Profundo, Mirante do Cerrado, Paredão do Rio de Areia e Farinhada do Preto.

Lagoa da Serra - Rio da Conceição Foto: Gustavo Sá

Visite o Tocantins. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site, incluindo textos, imagens, gráficos e outros materiais, está protegido por leis de direitos autorais e não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, exibido ou usado de qualquer forma sem a permissão prévia por escrito do Visite o Tocantins.

plugins premium WordPress