Pular para o conteúdo
Início » Notícias » Operadores turísticos oferecem experiências sustentáveis e vivências interculturais no Jalapão

Operadores turísticos oferecem experiências sustentáveis e vivências interculturais no Jalapão

Hospedagem em casa de adobe, cantigas de roda, oficinas, flutuação no rio e passeios de bicicleta são opções que promovem qualidade de vida e valorização local

Os operadores turísticos no Tocantins redefinem a experiência de viagem e se empenham para oferecer não apenas destinos, mas imersões sustentáveis e interculturais em suas rotas pelo estado. Hospedagem em casa de adobe, oficina de capim dourado, gastronomia, flutuação no rio e cantigas de roda são algumas opções ofertadas por donos de agências.

Os turistas contemporâneos buscam mais do que momentos de descanso, mas vivências únicas que transcendem as fronteiras convencionais do turismo. A experiência surge como uma resposta a essa demanda crescente, destacando-se pela capacidade em proporcionar momentos únicos ​​ao longo de uma viagem.

Oficina de costura com Capim dourado é uma das experiências oferecidas no Quilombo Mumbuca. Crédito: Rota Nativa.

A empresa Rota Nativa, por exemplo, aprimorou seu roteiro no Jalapão com o turismo de Base Comunitária.

A proposta possibilita ao visitante um mergulho profundo na cultura local com a comunidade quilombola Mumbuca, por meio de vivências com cantigas de roda, oficinas de capim dourado, hospedagem em casa de adobe, trilhas com travessia em rio e sorvetes do cerrado.

A fundadora da Rota Nativa, Ilana Ribeiro, comenta sobre a sua visão, originada das experiências pessoais em suas viagens. “A ideia surgiu devido às vivências que eu fazia nas minhas viagens, eu vi a oportunidade de fazer do turismo um negócio de trabalho e, ao mesmo tempo, algo que poderia ajudar a minha comunidade, com um turismo sustentável”, explica.

O geógrafo, bioterapeuta e proprietário da empresa Jalapão Ecolodge, Lúcio Flávio Marini, uniu a sensibilidade, busca pela conservação ambiental e uso sustentável, ao guia de ecoturismo, para preservar os atrativos naturais, gerar renda para comunidades e aproximar o ser humano da natureza.

“Coloco em prática a aplicação de ecotécnicas, princípios de bioconstrução, reuso de materiais, bioarquitetura e ecohospedagem, alinhado à conservação do Jalapão e oferecendo serviços que proporcionam às pessoas um maior avivamento da busca interior, diante do contato com a natureza”, relata o geógrafo.

Uma das atividades mais procuradas do roteiro é a flutuação, que consiste em entrar no Rio Soninho, com um colete salva-vidas e deixar a correnteza guiar. A modalidade oferece um momento de descontração e liberdade. Além disso, atividades como boia cross, escalaminhadas e passeios de bike em trilhas ecológicas estão inclusas no roteiro dentro da Serra da Catedral.

A turismóloga, professora e doutora Geruza Erig, destaca que a prática do turismo no Tocantins está em franco desenvolvimento. “Incentivando a valorização das experiências que os turistas podem vivenciar nos atrativos, seja a contemplação do nascer do sol na Serra do Espírito Santo, até a vivência dentro das comunidades, que abrem suas casas para turistas”, diz.

Flutuação no Rio Soninho - Foto: Gustavo Sá.

CONHEÇA MAIS SOBRE O TOCANTINS

Visite o Tocantins. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site, incluindo textos, imagens, gráficos e outros materiais, está protegido por leis de direitos autorais e não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, exibido ou usado de qualquer forma sem a permissão prévia por escrito do Visite o Tocantins.

plugins premium WordPress