Pular para o conteúdo

JALAPÃO

Jalapão - Foto: Gustavo Sá

O Parque Estadual do Jalapão está localizado no estado do Tocantins e é cercado por praias fluviais, cachoeiras, fervedouros, dunas, grutas, cânions, riachos e todos de águas transparentes. No meio do cerrado, é o local ideal para quem procura por ecoturismo, aventura, vivências ou apenas recarregar a energia.

No parque, você vai encontrar uma infinidade de atrativos, desde belezas naturais até a produção de artesanato do Capim Dourado, conhecido como o ouro do Jalapão. Esta fibra dourada é cuidadosamente transformada em peças de artesanato únicas, representando a tradição e a criatividade dos habitantes locais.

Além disso, o Jalapão oferece uma gama de atividades emocionantes, como trilhas, rafting, rapel e passeios de 4×4, proporcionando uma experiência inesquecível para os aventureiros de todas as idades.

Quando ir

É possível visitar a região o ano todo, mas, a estação da seca, período que vai de maio a setembro, é o mais indicado. As chuvas, que podem ocorrer entre outubro a abril, deixam as águas turvas e com pouca visibilidade do pôr do sol.

Capim Dourado Foto: Gustavo Sá

Capim Dourado

Conhecido como o “Ouro do Jalapão” , o capim-dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae, nasce em solo úmido próximo as veredas em diversas regiões do Cerrado. É na Comunidade Quilombola de Mumbuca que começou a produção do artesanato feito de capim-dourado e costurado com a seda do buriti.

No local, há uma loja com diversos produtos feitos pelo capim (brincos, bolsas, pulseiras, utensílios), não deixe de visitar e aproveite para comprar e ajudar a comunidade local.

Atrativos

Comunidade Quilombola Mumbuca, Serra do Espírito Santo, Cachoeira Buritis, Cachoeira do Formiga, Fervedouros, Prainha do Mumbuca, Morro do Sereno, Morro do Jacurutu, Cachoeira da Velha / Prainha do Rio Novo, Dunas, Comunidade Quilombola do Rio Novo, Pedra da Baliza, Parque Estadual do Jalapão, Rio Novo.

Artesão - Capim Dourado - Foto: Gustavo Sá

MATEIROS

Fervedouro do Ceiça - Foto: Gustavo Sá

Localizada a 310 km de Palmas, a cidade, que é referência na produção do artesanato em capim-dourado, concentra também a maior parte das belezas naturais do Jalapão, sendo um dos melhores destinos do Brasil para a prática do turismo, ecoturismo e aventura.

O povoado Mumbuca, onde se originou a produção das peças, está próximo a TO-110 e é lá que acontece a festa da colheita do capim dourado, realizada no mês de setembro.

Fervedouros em Mateiros

Sem dúvida, um dos maiores atrativos do local são os fervedouros. A pressão da água que nasce de baixo para cima dessas nascentes de rios subterrâneos, te empurram para cima e não permite que você afunda. Existem diversos fervedouros na região do Jalapão, com formatos, tamanhos, cores e intensidades diferentes.. cada um com sua beleza, energia e encanto!

Fervedouro do Ceiça: Primeiro a ser aberto ao público, por isso, um dos mais famosos do local. Por não ser muito grande, é permitido 6 pessoas por vez com permanência de 20 minutos.

Fervedouro do Buriti: Cercado por buritis, o fervedouro encanta com tons verde e azul. Tem capacidade para 10 pessoas e a trilha para chegar até ele é muito rápida.

Fervedouro do Rio Sono: Fervedouro Encontro das Águas: O fervedouro é pequeno e tem com capacidade de 4 pessoas

Além dos encantadores Fervedouros do Buritizinho, Fervedouro Recanto do Salto, Fervedouro Licuri, Fervedouro Borboleta, Fervedouro Macaúbas, Fervedouro da Prainha, Fervedouro Galhão, Fervedouro Mumbuca, Fervedouro Soninho.

Artesanato em Capim Dourado Foto: Gustavo Sá

Comunidades Quilombolas para visitar

Quilombola Carrapato: Restaurante Mandala Dourada, Loja de Artesanato, Restaurante do Léo, Restaurante Rota 110, Restaurante Renascer

Comunidade Quilombola Rio Novo: Restaurante Curiaca, Restaurante Flor do Jalapão, Prainha do Caju, Prainha Coração do Jalapão, Loja de Artesanato Capim Dourado

Comunidade Quilombola do Mumbuca: Loja de Artesanato Capim Dourado, Loja de Artesanato Viola de Buriti, Apresentação Cultural e Musical, Restaurante, Sorveteria.

SÃO FÉLIX DO TOCANTINS

Cachoeira da Velha - Foto: Gustavo Sá

Cerca de 263 km de distância de Palmas, o destino é, geograficamente, o mais central do Jalapão e oferece uma variedade de atrações. Às margens do Rio Soninho, por exemplo, você vai encontrar a Praia do Alecrim e a Praia Rica, ideais para relaxar. A Cachoeira da Jalapinha e a Praia do Arapuá são destinos igualmente incríveis aos amantes da natureza.

Também tem o encontro dos rios Sono e Novo e o Fervedouro do Alecrim – um poço de água morna e borbulhante que resulta das nascentes que surgem da areia. Confira, no final, a relação de outros fervedouros existentes em São Félix.

Fé e Devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição

A padroeira de São Félix é Nossa Senhora Imaculada Conceição, e a cidade a homenageia em 8 de dezembro com festividades que acontecem de 29 de novembro a 08 de dezembro.

Este período é uma oportunidade única para vivenciar a cultura local e participar das celebrações religiosas. A cidade também sedia o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral. [Com informações Secretaria do Turismo].

PONTE ALTA DO TOCANTINS

Pedra Furada - Ponte Alta

A cidade também é conhecida como portal de entrada do Jalapão e fica a 152 km de Palmas. Um dos atrativos mais interessantes da cidade é o Cânion Sussuapara, com formação rochosa onde a água desce entre os paredões. O Cânion está a 14 km do centro.

Os principais atrativos são: Cânion Sussuapara, Cachoeira do Soninho, Cachoeira do Lajeado, Pedra Furada, Praia do Tamburi, Artesanato Capim Dourado, Morro das Araras, Morro da Cruz

Novo Acordo

Outra entrada para o Jalapão é a cidade de Novo Acordo, que está localizada a 116 km da capital Palmas e possui diversas praias que recebem milhares de visitantes todo ano durante a temporada no mês de julho.

Atrativos: Praia do Borges, Cachoeira da Rampa, Prainha das Pedras, Bar da Pedra, Prainha do Sossego, Praia Encanto do Jalapão, Praia Flor do Jalapão, Praia do Saló, Morro Vermelho ou Serra do Gorgulho .

Visite o Tocantins. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site, incluindo textos, imagens, gráficos e outros materiais, está protegido por leis de direitos autorais e não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, exibido ou usado de qualquer forma sem a permissão prévia por escrito do Visite o Tocantins.

plugins premium WordPress