Pular para o conteúdo

VALE DOS GRANDES RIOS

Créditos: Prefeitura de Babaçulândia

A região abriga as cidades no norte do estado, entre os rios Araguaia e Tocantins, e se destaca pelo seu ecoturismo com praias e paisagens, além do patrimônio científico mundial: o Monumento das Árvores Fossilizadas. Os fósseis têm mais de 250 milhões de anos e ocupam uma área de 32 mil hectares do cerrado tocantinense.

Cidades e atrativos

Araguaína: Localizada no norte do Estado e com distância de aproximadamente 390 km de Palmas, a cidade de Araguaína se destaca pelo turismo de Pesca, Náutico, de Negócios e Eventos e Sol e Praia. Outros atrativos são balneários, chácaras, cachoeiras, lagos, praias, parques e praças.

Araguanã: A cidade está próxima a Araguaína e tem como destaque a Praia do Escapole e Praia Ilha Grande e Balneário Inhumas.

Cachoeira Véu de Noiva - Araguaína. Crédito: Marcos Filho Sandes - Prefeitura de Araguaína

Babaçulândia: Situada às margens do Rio Tocantins, teve sua origem em junho de 1926, quando Henrique Brito chegou no local e iniciou um empreendimento comercial. O povoado foi impulsionado pela abundância do babaçu, que é um recurso nativo.Inicialmente foi batizado como “Nova Aurora do Coco”, refletindo a riqueza do Babaçual no extremo norte.

No cenário administrativo de 1933, o povoado já se destacava como distrito de Boa Vista do Tocantins, atualmente conhecido como Tocantinópolis. Em 1938, assumiu sua nova denominação, “Babaçulândia”, evidenciando a abundância do babaçu na região.

O progresso de Babaçulândia foi inicialmente marcado por um desenvolvimento gradual, fundamentado na exploração rudimentar do babaçu, juntamente com atividades agrícolas e criação de gado em pequena escala. Atualmente, Babaçulândia é um destino com rica história e oferece aos visitantes a oportunidade de explorar suas belezas naturais, mergulhar na cultura local e testemunhar o legado do babaçu que continua a desenvolver um papel fundamental na identidade da região.

Um dos atrativos mais procurados em Babaçulândia é o Mirante do Lago, uma formação rochosa que oferece uma vista deslumbrante do lago local, complementada por um cenário pitoresco de serras e matas. A região destaca-se pela presença de mais de 90 cachoeiras e cavernas catalogadas, algumas das quais alcançam alturas impressionantes de mais de 100 metros. Destaque especial para cavernas extensas, com até 700 metros de comprimento, atravessando uma serra de ponta a ponta, com córregos fluindo pelo interior das cavernas.

Para os amantes da cultura e das artes, Babaçulândia abriga o Centro de Artes e Cultura Babaçu, um espaço que proporciona uma tradição no rico universo local. No centro, os visitantes têm a oportunidade de participar de rodas de conversa sobre a história da cidade, experimentar a modelagem de cerâmica em argila e apreciar uma exposição de artesanatos locais.

A experiência turística em Babaçulândia também inclui passeios de barco pelo lago, permitindo banhos e, ao final do dia, contemplar o pôr do sol na orla da cidade. Não deixe de explorar a culinária local e visitar o quiosque do Adilson.

Onde ir

Praia do Coco;  Cachoeira do Degrau (duas cachoeiras no mesmo córrego); Cachoeira da Rainanda; Cachoeira do Jenipapo; Cachoeira Santa Bárbara e Mirante; Lago da Barragem; Feiras de Artesanato.

Pedra Furada - Babaçulândia - Créditos: Prefeitura de Babaçulândia

Filadélfia: Na cidade está localizado o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf), um dos maiores registros de flora fossilizada do mundo. A praia fluvial que se forma no Rio Tocantins durante o período de estiagem também é uma opção de atrativo turístico.

Juarina: A opção é a Praia do Girassol, na zona rural da cidade e às margens do Rio Araguaia. Em julho, uma estrutura é montada no local e a praia acontece no período da seca.

Outras opções: Praia do Rio Sono e Praia do Duga, na cidade de Pedro Afonso; Praia da Raposa em Tupiratins; Praia do Murici e Ilha Grande, em Xambioá.

Praia Fila Beach - Filadélfia - Créditos: Prefeitura de Filadélfia

Outras rotas

Wanderlândia: Localizada a 60 km de Araguaína/TO, a cidade de Wanderlândia é cercada por um relevo tabular e conta com mais de 30 cachoeiras catalogadas. Entre elas, a Cachoeira do Tempero, Cachoeira de Santa Bárbara e Cachoeira da Costa Rica. A cachoeira do Tempero fica aproximadamente 16km da cidade e a caminhada é de 1,5km.

Goiatins: Balneário do Bráulio: Com águas cristalinas em tons verde e azul, o poço paradisíaco está localizado a 17km da cidade de Goiatins. O local não possui estrutura, mas tem estacionamento e lixeiras. Atenção: Não é permitido riscar nas pedras!!

Pousada e Restaurante Recanto do Lago - Créditos: Prefeitura de Babaçulândia

Visite o Tocantins. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste site, incluindo textos, imagens, gráficos e outros materiais, está protegido por leis de direitos autorais e não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, exibido ou usado de qualquer forma sem a permissão prévia por escrito do Visite o Tocantins.

plugins premium WordPress